Você conhece os estilos de fotos que pode fazer de seu produto?
Muitos empreendedores tem a intenção de fotografar seus produtos, mas desconhecem os estilos de fotografia que existem e nem sabem qual resultado final que esperam do ensaio de fotos.
Existem muitos tipos de fotos de produtos: produtos para casa, femininos, masculinos, infantis, gastronomia, joias, etc... Neste artigo vou te ajudar a escolher o tipo certo de fotografia que você pode fazer de seus produtos para vender mais! Porque uma boa imagem sempre ajuda muito... uma boa foto produz uma imagem excelente da sua empresa!
Porque então investir em fotografia profissional? Simples, uma boa fotografia vai causar uma boa impressão em seu cliente. Além disso vai mostrar como realmente é o seu produto!
O que é fotografia de produto?
Existem muitos jeitos de apresentar o seu produto para o consumidor. Cada estilo de fotografia vai ser útil a uma aplicação diferente, por exemplo, uma foto para outdoor será diferente de uma foto para redes sociais.
Nos dias que vivemos, com as vendas online aumentando, os produtos que tem melhores apresentações saem na frente, fotos melhores vão ajudar a valorizar seu negócio, seja ele físico ou não. Os consumidores querem conhecer os produtos pela imagem, imaginem os clientes escolhendo um tênis lendo um texto descritivo... fica difícil vender assim, não é mesmo?
O objetivo das fotos de produtos é claro: apresentar o seu produto da melhor forma possível incentivando a compra.
Fotografia de estúdio
Fotografia em estúdio é feita em um local com luzes controladas e o fundo neutro. Nesse tipo de fotografia o fotógrafo busca ressaltar e mostrar todas as qualidades do produto, obtendo um resultado fiel da peça, as cores, texturas são reproduzidas para que o consumidor conheça o produto e possa optar por compra-lo.
Geralmente quando se fotografa as peças no estúdio, o mesmo e fundo e esquema de iluminação é repetido em todas as imagens, para se ter uma homogeneidade no resultado.
Normalmente fotos em estúdio são utilizadas nos sites e são todas "parecidas" de forma proposital, para se manter a mesma característica e assinatura visual.
(Estúdio vazio com todas as luzes montadas)
(Foto feita com estúdio portátil na loja da empreendedora)
Fotografia de fundo branco ou colorido
Nesse tipo de fotografia vemos os produtos sozinhos, onde o fundo é branco, ou seja o mais neutro possível. Também pode-se usar um fundo mais colorido, caso haja interesse do empreendedor e que esse fundo dialogue com a sua marca.
Geralmente essas fotos são feitas no estúdio, porém existem estúdios portáteis e o fotografo pode levar esses equipamentos até você!
(Produto sozinho com fundo branco)
(Produto sozinho com fundo bem colorido)
Fotografia de vários produtos juntos
Se você vende vários produtos, você pode fazer fotos deles todos juntos também. Existem inúmeras possibilidades para essas fotos. Buscando a criatividade você terá fotos bem bacanas para vender mais!
Você pode colocar nas imagens fotos de produtos diversos que conversem, por exemplo, em fotos de alimentos é bem fácil combinar vários, como temos os exemplos abaixo.
(Foto de gastronomia mostrando vários produtos juntos, formando uma composição com as cores e formas dos objetos escolhidos)
(Foto de gastronomia mostrando vários produtos juntos, com um fundo mais neutro valorizando as cores e texturas dos alimentos)
Fotografia comparativa
Essas imagens são bem importantes, porque nelas você vai colocar produtos de tamanho diversos que mostrem o real tamanho de seu produto. Quando vemos a imagem de um produto sozinho, muitas vezes imaginamos o tamanho dele, mesmo que haja na descrição as dimensões. É muito comum o consumidor se equivocar e achar que seu produto é maior ou menor.
Uma outra solução além de fotografar vários produtos juntos, é fazer fotos com algum modelo vestindo o produto ou segurando o mesmo. Assim é mais fácil não errar o tamanho na hora da compra.
(Nessa imagem podemos notar que os diferentes objetos nos ajudam a visualizar o tamanho real de todos)
(Nessa imagem com a presença humana também podemos perceber o real tamanho do buquê de flores)
Fotografia em ambiente real
Fazer fotos em ambientes reais também é muito interessante, pois assim o consumidor pode visualizar como aquele produto ficaria em sua casa, por exemplo.
(Aqui os produtos para venda são o macramê, mas foi feita uma mesa posta para simular como seria o produto na casa do consumidor)
(Aqui os produtos para venda são os jogos de mesa posta, montamos a mesa para o consumidor conhecer como ficaria o produto em sua casa)
Fotografia dos produtos da mesma linha ou coleção
Se você vende algum linha de produtos, você pode produzir uma sessão de fotos com todos juntos.
Essas fotos são bacanas porque mostram a variedade de sua linha de produtos e também pode ajudar na venda de mais produtos que você oferece!
(Foto com vários produtos vendidos em uma mesma loja online)
Fotografia Editorial
As fotos editoriais são feitas com modelos e em locações (lugares escolhidos para as fotos) que combinem com o produto. Esse estilo de sessão combina muito bem com produtos de vestuário.
Mas também podem ser feitas com inúmeros tipos de produto, como alimentos, produtos cosméticos, joias, etc.
(Editorial da marca Ocna Brasil feito com uma modelo em ambiente externo)
(Editorial de uma marca de joias feito com uma modelo em ambiente externo)
Humanização do produto
Hoje as pessoas querem se conectar com pessoas, então nada mais bacana que humanizar a sua marca.
E como humanizar a marca?
Fazendo uma sessão de fotos com pessoas reais que utilizam seus produtos. Hoje se faz muito esse tipo de ensaio com blogueiras ou embaixadores de marca.
Já é comprovado que o consumidor se identifica mais com fotos humanizadas do que fotos do produto sozinho.
(A blogueira Natália aparece junto com os anéis, para mostrar ao consumidor como seria usar essas peças)
(A artesã e professora de macramê Priscila com uma peça em macramê)
Processo de fabricação de seu produto
E porque não mostrar o processo de criação e fabricação do seu produto?
Com o advento das redes sociais, todos querem saber o que está acontecendo com o outro e muitos clientes tem curiosidade em saber como um produto X é fabricado ou produzido.
Se você é artesão ou trabalha com gastronomia é interessante mostrar o seu processo! Assim os seus clientes vão ficar com vontade de comprar o seu produto!
(A artesã e professora de macramê Priscila faz uma de suas peças)
(A confeiteira e professora Patrícia com seu chocolate derretido)
(Montagem de pizza artesanal feita na Padaria Levain de Casa)
Você e seu produto
As fotos feitas de você e seu produto podem ter inúmeras aplicações!
Você pode fotografar num estúdio ou até em sua loja, ou ateliê.
Pessoas negociam com pessoas, você conhece essa frase?
Mesmo que você não se sinta muito a vontade, mostrar sua "carinha" pode humanizar sua marca e muitos se identificarem com você e seus produtos!
Eu tenho um experiência real para dividir com vocês, as fotos mais curtidas do meu Instagram são as que eu apareço! Juro! Mas é verdade!
(A confeiteira Rita com seu Bolo de Cenoura em seu ateliê)
(A empresária Aline em sua loja com seus balões coloridos)
(A professora e empreendedora Bruna com seus personalizados para festas)
Aplicações de suas fotos
Ao fotografar seus produtos, você pode utilizar suas fotos para vários fins:
- Foto para site
- Foto para redes sociais
- Foto para capa de livros, revistas
- Foto para catálogo online e impresso
- Foto para palestras ou cursos e muito mais! Sua imaginação é o limite!
Se quiser fotografar seus produtos, eu posso te ajudar! Me mande uma msg!
Se quiser conhecer as minhas fotos empresariais, clique aqui!
Espero que minhas dicas te ajudem a fazer fotos lindas!
Gostou do post? Comente! Compartilhe! :)
Com carinho... Cacá