Olá! Meu nome é Cacá Dominiquini, sou fotógrafa de famílias desde 2009 e vou dar ideias criativas para você fazer fotos interessantes em casa e com câmeras comuns e compactas (que são as câmeras que todos têm!).

A LUZ

Sou muito a favor da luz natural. É a melhor fonte de luz que podemos ter. Utilizando a luz natural, sem flashes, podemos obter imagens lindas, que preservam as sombras reais das cenas. Para fazer fotos sem flash (procure o ícone na sua máquina que corresponde fazer fotos sem flash) em locais muito escuros (geralmente dentro de casa), sugiro que você utilize um tripé ou apoie o cotovelo em algum local, pois as câmeras automáticas utilizam velocidades baixas com essas condições e as fotos ficam tremidas ou fora de foco. Para fazer fotos internas, gosto de utilizar a luz de janela, posicionando as gestantes num ângulo de 45º em relação à fonte de luz, assim conseguimos imagens cheias de dramaticidade, deixando um lado mais escuro que o outro.

Para fazer fotos ao ar livre, recomendo que você fotografe no período da manhã, o mais cedo que puder (antes do sol ficar a pino, as sombras são mais duras e as pessoas tendem a fechar os olhos por causa da claridade) ou no final da tarde. Particularmente, gosto mais do final da tarde, porque posso explorar o pôr-do-sol, fazendo fotos de silhueta da gestante de perfil, é a chamada “Hora Mágica” da fotografia, as luzes são quentes, alaranjadas. Você pode posicionar a sua modelo contra a luz, explorando a possibilidade criativa de obter Flare (Flare ou Lens Flare é um defeito ótico causado quando a luz entra diretamente através das extremidades da lente. Esse defeito causa certas manchas de luz, em formas circulares ou hexagonais).

A LOCAÇÃO

Você pode fazer as fotos tanto em sua casa, quanto em algum lugar externo. Se fizer fotos em casa, você pode fotografar o quartinho do bebê, seus brinquedos, suas roupinhas. Também gosto de fazer algumas fotos na cama do casal, a gestante deitada sozinha ou no colo do pai do bebê.

Devemos tomar muito cuidado com o que temos ao fundo da composição fotográfica. Nunca se erra quando fazemos fotos em frente a uma parede branca. Também podemos brincar com os fundos, utilizando texturas visuais, por exemplo, posicionando a gestante na frente de uma parede com grafitti ou uma parede de tijolinhos. Quando estamos componho a cena devemos tomar cuidado com ruídos, que podem aparecer: pessoas ao fundo, objetos, janelas, carros, etc. Tudo que deixa a composição sem harmonia.

Quando fazemos fotos externas, podemos explorar o local à procura de flores, vegetações exóticas ou locais que possam tornar a cena mais interessante. Gosto de fotografar em parques ou praças, mas lembre-se, às vezes um local que é bonito, nem sempre é tão bacana para a fotografia, caso esse local fique próximo a prédios ou casas, que ao fundo da composição podem causar ruído, como disse anteriormente.

O FIGURINO

Roupas com cores claras e em harmonia tornam as fotos mais clean e clássicas. Costumo pedir para as minhas gestantes usarem roupas sem muitas estampas ou listras, principalmente quando vamos fotografar em externas. Quando fazemos as fotos do casal ou família, peço para todos combinem as roupas ou utilizem uma cor única (tomando o cuidado de usar cores que não “briguem” com o ambiente, por exemplo, roupas verdes sendo utilizadas num parque com muita vegetação), justamente por acreditar que muitas cores e estampas deixam a imagem poluída. Adoro um visual básico, como por exemplo blusas ou camisas brancas e calça jeans. O menos é mais!

INSPIRAÇÃO E CRIATIVIDADE

Procure explorar ângulos diferentes e inusitados. Você pode fotografar a barriga de baixo para cima, criando uma impressão de grandiosidade. Também gosto muito de fotografar as gestantes sentadas e olhando para cima. Amo fazer closes das barrigas, às vezes junto de flores, brinquedos ou as próprias mãos dos pais.

Fazer o ensaio com toda a família é muito divertido. A participação do pai é muito importante, porque serão imagens que farão parte da história de todos. O irmão mais velho pode brincar com a barriga, abraçar, beijar. Gosto muito da espontaneidade das situações. Procure registrar os sorrisos, a alegria, o sentimento verdadeiro desse momento tão especial.

DICAS PARA AS FUTURAS MAMÃES:

 

  1. Separe objetos especiais e importantes para você, como: bichos de pelúcia, alguns objetos decorativos, roupinhas, sapatinhos, acessórios e brinquedos do bebê. Flores e frutas, dependendo da proposta, são sempre bem-vindas! Se você tiver acessórios diferentes, como: cintos, pulseiras, anéis, tiaras, lenços, eles podem enriquecer muito as fotos que serão feitas.

 

  1. Prefira roupas leves, sem muitas estampas. Caso seu marido participe, monte dois visuais compondo a roupa do casal, por exemplo: os dois de camisetas brancas ou pretas. Algumas peças de roupa que podem deixar o seu ensaio mais bacana: Vestidos compridos são lindos! Tops básicos, além de combinar com tudo, valorizam a barriga e ajudam nas trocas de roupas, caso as locações não tenham vestiário. Batas, camisas leves com botões, blusas transparentes, boleros. Blusas regatinhas também podem ser dobradas, deixando a barriga à mostra! Lenços, e-charpes e até cachecóis (no inverno).

 

  1. Faça uma maquiagem leve, valorizando os olhos. Para deixar a pele sem brilho, pó compacto é sempre bem-vindo. Corretivo, lápis e batom cooperam para boas fotos. O importante é você se reconhecer nas fotos, nada muito exagerado.

 

  1. Esteja com as unhas feitas para fotos de close das mãos na barriga e depilação em dia. No dia do ensaio, evite calças e lingerie que tenham elástico para não marcar a barriga.

 

  1. Se alimente direitinho. É conveniente levar garrafinhas de água em ensaios realizados em locais externos.

 

Costumo fotografar as gestantes a partir do 7 mês, quando a barriga está mais arredondada. Tomo sempre o cuidado de não fotografá-las muito no final da gestação, pois estão cansadas, inchadas e sem mobilidade, dificultando as poses. Pergunto sempre se a futura mamãe está confortável, as barrigas pesam e as deixam meio desajeitadas. Além disso, o bebê pode nascer antes da hora quando há muitos estímulos…

Para acessar mais fotos de gestante, clique em: www.facebook.com/cacafotografias/ ou www.cacadominiquini.net/gestantes

Para acessar outros conteúdos sobre o estudo de fotografia, clique em: www.fotografiafacil.com.br

Agora deixo alguns exemplos dos tipos de fotografia de gestante que descrevi acima e que podem ser inspirações fotográficas para você!

Gosto do artigo? Compartilhe! Deixe seu comentário abaixo para eu te conhecer! Click comigo! Beijos fotográficos! Cacá

 

Silhuetas em foto em casa, perto da cortina da sala

Foto no quartinho da bebê

Foto com luz de janela

Foto externa com plantação de rosas ao fundo

Foto com irmão mais velho brincando com a barriga

Foto com pai interagindo e as flores ao fundo

Foto externa com a família toda

Foto com pai interagindo

Foto externa com close da barriga perto de flores

Foto externa com close da barriga de baixo para cima

Fotos externa com flare criativo

Silhuetas em foto externa ao pôr-do-sol